Para conseguir aumentar as vendas do seu negócio é preciso atrair clientes e ser capaz de fidelizá-los. Apesar de ser um dos principais objetivos, não é uma tarefa tão simples quanto parece. Mas se você estiver empenhado em desenvolver novas estratégias e focar no seu público-alvo, você conseguirá chegar lá.
CRIATIVIDADE OU APOSTAR NO CERTO?
Na hora de promover o seu negócio é muito comum pensarmos que a criatividade é fundamental. Com isso, acabamos dando mais atenção a criatividade e acabamos esquecendo de desenvolver as estratégias menos criativas, mas que funcionam melhor.
Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que nem sempre ser criativo é a melhor solução na hora de aumentar as suas vendas. O segredo está em fidelizar clientes, entregando o que eles buscam, proporcionando um ambiente agradável, fazendo com que eles lembrem do seu negócio.
Por isso, uma das 4 dicas é apostar em ações de vendas, que por mais comuns que pareçam, têm o seu retorno comprovado. Ações como o famoso “saldão”, dia com preços mais baixos em alguns produtos, ou ainda, você pode fazer a cada dia da semana uma seção de produtos em promoção. As ações são muitas e todas elas funcionam.
TUDO COMEÇA NA ENTRADA!
A nossa próxima dica para você vender mais está na primeira impressão que o cliente terá com o seu negócio. A fachada decorada ou com indicativos de promoções auxiliará a chamar a atenção do seu cliente e em conjunto com a escolha certa dos itens de decoração e das melhores cores, garantirão que o cliente se sinta curioso e queira entrar no seu negócio. Ou seja, assim que ele decide entrar é porque algo chamou a sua atenção. Basta lembrar da última vez que você esteve no shopping e viu que uma determinada loja estava com ótimos descontos, porque foi atraído a entrar apenas pela decoração da vitrine.
Além disso, a fachada ou a entrada é uma excelente ferramenta para você inovar e trazer mais personalidade para o seu negócio. Existem muitos fornecedores e indústrias, que com uma boa negociação, conseguem ajudar nisso, colocando barracas, bandeiras, totens, luminosos, placas, faixas, e outros itens que vão chamar a atenção dos clientes.
JÁ ENTREI, E AGORA CADÊ OS PRODUTOS?
Vamos imaginar a seguinte situação, você passou por um comércio, algo que foi montado te chamou a atenção e ao entrar, você percebe que todos produtos estão bagunçados, o mesmo produto em vários corredores, caixas espalhadas pelos cantos, não tem preço, isso é um pouco chato não é mesmo?
E, por sorte você encontra o produto que deseja comprar, mas não acha o caixa, não existe uma comunicação visual mostrando onde fica cada coisa.
Independente do porte do seu negócio, a organização no layout certo é muito importante, se você quer vender mais, o seu negócio precisa estar organizado e com uma comunicação bem feita.
NÃO FOQUE APENAS NA VENDA!
Essa frase pode soar um pouco estranha, mas existem várias outras formas de você criar um relacionamento com o seu cliente, ainda mais quando estamos falando sobre usar esse relacionamento como uma estratégia para ajudar a vender mais.
Criar um relacionamento com o seu cliente é fundamental, o seu cliente precisa ser “envolvido” em todo o processo de compra, muitos chamam isso de “jornada de compra”, mas isso é um assunto para um outro post.
Bom para que o seu cliente tenha uma experiência de compra completa vamos listar aqui alguns aspectos que vão te ajudar a usar essas dicas para aumentar as suas vendas.
1 – Um bom atendimento.
Que é necessário atender o cliente bem, é algo que todos sabem, mas para que isso aconteça, ter uma equipe bem treinada é importantíssimo. Sempre que um funcionário novo é contratado, ele deve ser treinado da maneira correta para um bom atendimento, e toda a equipe precisa de reciclagem constante. A forma como os clientes têm se comportado mudou muito e ter uma equipe que entenda essas mudanças é um diferencial.
2 – Customização.
Sabemos que algo que sempre atrai a atenção do cliente é a possibilidade de customização, de ter algo único. Por isso, customize sempre que houver a possibilidade.
Claro que, dependendo do ramo do varejo em que você atua, nem sempre é possível customizar os produtos, mas você pode oferecer brindes. Por exemplo, você pode oferecer uma caneca customizada para compras acima de um determinado valor ou de produtos específicos, como aqueles que estão com baixo giro.
3 – Contato com o cliente.
Como já falamos, ter um relacionamento com o cliente é muito importante e uma estratégia de vendas muito eficiente.
Ter um canal de comunicação ativo e que funcione com o seu cliente como as redes sociais, vão te ajudar. Não basta apenas ter uma conta ou um perfil, é necessário que ele esteja ativo e tenha conteúdo relevante para o seu cliente. Além de informar o seu público sobre novidades e promoções, você pode utilizar as redes sociais para fazer pesquisas, lançamentos, parcerias, as possibilidades são infinitas. Mas para que isso funcione, é necessário um planejamento bem estruturado, pois para que a rede social do seu negócio funcione, algo que é necessário levar em consideração é que você precisa ser constante, posts diários são necessários e contribuem para o crescimento da sua rede social, por isso o planejamento e uma equipe de apoio são importantes.
Agora que já passamos essas dicas, está na hora de colocar a mão na massa, organizar, planejar, olhar o seu negócio por outra ótica. Chame a sua equipe, envolva ela neste processo e aproveite para compartilhar e receber ideias, afinal várias cabeças pensam melhor que uma.
E não esqueça que nenhuma estratégia funcionará corretamente se você não tiver os produtos que o seu cliente busca. O Destro está aqui para te auxiliar sempre que for preciso, temos o mix mais completo e os melhores preços sempre! Confira, clique aqui!
Se você quiser conferir outras dicas que já postamos, clique aqui!