Elaborar boas campanhas para o seu comércio é que vai fazer com que você atraia mais clientes, aumente as vendas, melhore o ticket médio, fortaleça a sua marca e faça com que ela se torne uma referência na sua região. Para que essas campanhas realmente sejam efetivas, é preciso planejamento e ter um objetivo claro para alcançar.
Apesar da importância, nem sempre os gestores e donos se dedicam à elaboração dessas campanhas. Muitas vezes, eles seguem algumas tendências do mercado e lançam uma campanha sem saber ao certo o que querem conquistar com ela. Por isso, no post de hoje vamos dar 6 dicas de campanhas que vão atrair mais clientes para o seu negócio, acompanhe.
Para que essas e outras campanhas funcionem da maneira correta no seu negócio, é preciso ter um bom planejamento e esse planejamento envolve ter um objetivo claro, entender quem é o seu público-alvo, saber qual é a melhor forma de se comunicar com ele, se planejar financeiramente e ter a loja devidamente preparada.
1 – Envio de mensagem no WhatsApp
A primeira dica de campanha que daremos é o envio de mensagens pelo WhatsApp. Esse aplicativo se tornou o principal meio de comunicação entre pessoas no Brasil e uma excelente forma de divulgar a sua empresa. Isso porque, muitas pessoas preferem fazer parte de um grupo ou lista do WhatsApp de uma empresa do que acessar sites e aplicativos para conferir as novidades. Para aproveitar essa forma de fazer campanha você precisará ter a versão gratuita do WhatsApp Business. Ele disponibiliza diversas ferramentas que não estão disponíveis na versão de uso pessoal do aplicativo. Algumas dessas ferramentas são: envio de mensagens automáticas, classificação de clientes com etiquetas (por exemplo, participantes e não participantes do clube de fidelidade), criação de listas de envio de mensagens, análises estatísticas das mensagens enviadas (enviadas, recebidas, visualizadas).
Além disso, o WhatsApp Business também pode ser utilizado como uma forma rápida do cliente se comunicar com você. Assim, se ele quiser saber o horário de funcionamento de uma loja, formas de pagamento ou obter mais informações sobre o programa de fidelidade, ele poderá se comunicar diretamente. O mais importante é dar as respostas a todas as dúvidas dos clientes o mais rápido possível. Afinal de contas, se o cliente tiver que esperar muito tempo para obter a informação desejada, pode ser que ele desista da compra e recorra à concorrência.
Com relação às promoções, elas podem ser facilmente enviadas para diversos clientes ao mesmo tempo. Neste caso é preciso apenas haver um planejamento de qual será o dia e o horário de envio. Por exemplo, muitas pessoas fazem o planejamento da compra semanal e as das compras dos finais de semana, então talvez seja interessante enviar a mensagem no sábado ou domingo pela manhã. Você pode até mesmo fazer alguns testes, enviando mensagens em diferentes horários do dia, analisar os resultados e decidir qual é o melhor horário.
E para facilitar, vamos deixar aqui pra você o link do WhatsApp business gratuito.
App para IOS: https://apps.apple.com/br/app/whatsapp-business/id1386412985
App para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.whatsapp.w4b&hl=pt_BR&gl=US
2 – Realize sorteios
Todo mundo gosta de ganhar presentes, certo? Por isso, realizar sorteios pode ser uma campanha bem interessante. Essa é uma forma de aumentar as vendas e ainda premiar os clientes. Para este tipo de campanha, o recomendado é que as regras para a participação no sorteio sejam claras. Isso vai evitar que os clientes fiquem frustrados ou insatisfeitos, caso não entendam como o sorteio funciona. Ainda, esse é um tipo de campanha bastante versátil, que pode ser realizada tanto em datas especiais como a qualquer momento ao longo do ano. Por exemplo, quem fizer compras acima de um valor estabelecido durante um período específico, concorrerá ao sorteio de um jantar no Dia dos Namorados.
Vale a pena mencionar que o prêmio do sorteio deverá ser atrativo para os seus clientes. Por isso a importância de conhecer quem é o público-alvo da campanha e saber o que os seus clientes procuram. Uma das principais estratégias para entender o que os seus clientes querem é através de pesquisas de satisfação. Elas podem ser realizadas tanto pessoalmente, com os clientes que vão até a loja, como através das redes sociais, site ou aplicativo, como o whatsapp.
3 – Presenteie na semana de aniversário do seu negócio.
O aniversário do seu negócio é um ótimo momento para atrair mais clientes e fidelizar os já existentes. Campanhas do tipo “nós fazemos aniversário, mas quem ganha é você” são excelentes para essa data. Além disso, em um país onde os empreendedores enfrentam diversos desafios, é preciso comemorar mais um ano de sucesso do seu empreendimento.
Parte do sucesso se deve aos clientes, que deram um voto de confiança para a sua marca. Portanto, é preciso celebrar esse momento com quem é mais importante e faz a diferença para o seu negócio.
4 – Celebre as diferentes datas comemorativas do varejo
Uma das principais regras para a realização de campanhas é conhecer o calendário do varejo. Isso porque as datas comemorativas podem ser um excelente negócio para atrair mais clientes e aumentar as vendas. O mais importante com essas campanhas é escolher quais datas são importantes para o seu negócio, qual será a forma de atrair clientes (sorteios, promoções, preços baixos), como você irá divulgar cada uma delas e qual será o orçamento. Claro que as datas mais celebradas não podem ficar de fora, tais como o Natal, Ano Novo, Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças. Entretanto, você pode atrair a atenção do cliente celebrando outras datas. Por exemplo, se você tem um mercado e um dos pontos fortes do seu é a padaria, que vende produtos de fabricação própria, que tal celebrar o Dia do Padeiro, em 8 de Julho? Oferecer serviço de delivery. Ter uma campanha planejada para o Dia do Frete Grátis, em 28 de Abril. A nossa recomendação é o planejamento com antecedência.
Afinal de contas, isso dará mais tempo para que você planeje toda a campanha e prepare a loja para receber os clientes. Ainda, se for necessário ter autorização para a realização de sorteios, você terá tempo para isso. Outro ponto importante que precisa estar no seu planejamento é o tempo que precisará para negociar com os fornecedores. Lembre-se que os seus concorrentes farão o mesmo e você não vai querer correr o risco de ficar sem produtos, não é mesmo?
5 – Faça parcerias com marcas, distribuidores e outras lojas do varejo
Uma das formas de conseguir aumentar a sua divulgação e atrair mais clientes é através de parcerias. Essas parcerias podem ser utilizadas tanto para melhorar as promoções oferecidas aos clientes, obter melhores preços na hora de adquirir mercadorias e até mesmo nas premiações de sorteios ou para o programa de fidelidade. No caso de sorteios, as parcerias com marcas e distribuidores podem ser uma boa ideia para melhorar os seus resultados. As regras podem ser elaboradas com o intuito de promover a marca e aumentar as vendas dos produtos dessa marca. Por exemplo, poderão participar do sorteio apenas clientes que adquirirem um número ou valor mínimo de produtos daquela marca.
A premiação do sorteio poderá ser algo relacionado a essa marca. Vale a pena uma recomendação na hora de escolher as suas parcerias, o que deve ser feito com bastante cuidado. Afinal de contas, você vem lutando para ter uma marca reconhecida e prestigiada no mercado e não vai querer manchar essa reputação. Por isso, escolha marcas nas quais você acredita e conhece a qualidade, bem como que tenham missões e objetivos próximos ao da sua marca.
Falando em marcas, o Destro conta com uma gama de produtos de marcas exclusivas, que se encaixam perfeitamente nessa dica, consulte nosso time de vendas para saber como fazer parcerias com as nossas marcas.
6 – Tenha um programa de fidelidade
Uma das campanhas que não podem faltar no seu negócio é ter um programa de fidelidade. Isso porque, uma empresa gasta até cinco vezes mais para atrair novos clientes do que para conquistar os clientes já existentes. E o seu aliado nessa busca por fidelização é justamente o programa de fidelidade. Clientes que optam por participar desses programas estão interessados em ter acesso a promoções e brindes exclusivos. Por isso, ao planejar as campanhas incluem ofertas especiais para eles. Caso contrário, se o cliente perceber que participar do programa de fidelidade não traz grandes vantagens, eles vão deixar de comprar produtos com você e ainda poderão perder a confiança na sua marca. Se isso acontecer, todo o trabalho de fidelização poderá ser perdido.
Vale a pena mencionar que para essa campanha funcionar e dar bons resultados, é preciso ter regras claras. O mais comum é que os clientes ganhem prêmios e descontos conforme os gastos. Assim, quanto mais o cliente gastar, mais descontos eles terão. Ou seja, além de conseguir aumentar as vendas e o ticket médio dos clientes, você também faz com que o cliente volte a utilizar os créditos ganhos.
Você deve ter percebido ao longo desse post que, ter sucesso nas campanhas, envolve muito mais do que criatividade. É preciso ter uma boa gestão do seu negócio, conhecer e entender o que os consumidores esperam da sua marca, ter parcerias confiáveis.
E o Destro tem mais de 50 anos no mercado e pode te proporcionar a confiança e a parceria que você precisa para ter sucesso nas campanhas. Conte conosco para ajudar o seu negócio a vender mais.
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