Fazer uma reciclagem no atendimento é importante para qualquer comércio nos tempos em que vivemos. O perfil do consumidor vem mudando ano após ano e você precisa acompanhar as novas demandas.
O cliente não está só no PDV mais. Ele está online e espera que a sua loja também esteja conectada para fazer o atendimento que ele precisa. A sua farmácia é multicanal? Para garantir um bom atendimento ao consumidor atual, é fundamental que seja, principalmente porque o cliente está cada vez mais antenado e se adaptando às diversas formas de comprar.
Agora, para garantir um bom atendimento, seja na loja física, pelo telefone, por e-mail, redes sociais, no SAC da loja, pelo e-commerce e WhatsApp, você vai precisar fazer uma capacitação com toda a equipe para padronizar o atendimento.
1. Alinhe a equipe
Converse com os seus colaboradores e permita que eles se sintam parte importante do processo de compra e dos resultados da loja. O bom atendimento começa em você e depois neles.
A capacitação é fundamental para alinhar a comunicação e as informações que eles precisam dominar para informar o cliente sobre ofertas, medicamentos, não medicamentos, serviços etc.
A equipe de atendimento ao cliente precisa estar afinada para tirar dúvidas e orientar os consumidores.
2. Atenda virtualmente
Com a pandemia, muitos consumidores passaram a dar preferência para as compras online, pagamento facilitado e entrega rápida.
Você pode estipular um raio de quilometragem ou metros para poder fazer a entrega gratuita, beneficiando os consumidores da região. Afinal, são nesses que você precisa concentrar os trabalhos de fidelização.
Aposte em uma comunicação rápida e assertiva. Deixe sempre alguém dedicado e o tempo todo online nos canais da empresa, para responder as mensagens e repassar orçamentos rapidamente ao comprador.
3. Recorra à tecnologia
O mercado está mais tecnológico e é preciso ingressar nesse universo se quiser ser um destaque no seu segmento de vendas e fidelizar o público. Muitas farmácias, em rede ou de bairro, já estão aderindo aos aplicativos de venda e entrega.
Pesquise qual plataforma pode atender às suas necessidades da melhor forma. Estar em um aplicativo de entrega dá mais visibilidade para a sua marca e atrai muito mais clientes. Faça o teste! Tenho certeza que o investimento trará retorno.
4. Tenha um pós-venda eficiente
O atendimento vai além da compra e da entrega efetuada. É preciso ainda investir no relacionamento de pós-venda com o cliente. Temos certeza que você lembra daquele senhor da farmácia perto da casa de seus pais, que conhecia a vizinhança toda pelo nome e sempre te perguntava como estava a sua saúde, não é mesmo?
O pós-venda na farmácia pode ser feito questionando o consumidor se deu tudo certo com a entrega ou o que ele achou do atendimento. Além disso, você pode pedir que ele responda uma rápida pesquisa de satisfação, por exemplo. Ou oferecer cupom de desconto para a próxima compra e assim por diante.
O bom atendimento pode ser facilmente medido no pós-venda com os feedbacks que os consumidores dão. Para isso, você e sua equipe precisam também dedicar atenção para essa etapa final da venda, combinado?
5. Evidencie as ofertas
Grande parte dos clientes vão à farmácia para comprar medicamentos. Só que nada os impede de encher a cesta de compras com outros produtos necessários em casa e que estejam em promoção.
Destaque as ofertas em locais estratégicos da sua loja e reforce-as com a sua clientela. No balcão ou no checkout, avise das promoções e deixe claro a diferença de desconto que ele está tendo por comprar na sua loja.
Sempre repasse o valor inteiro do produto e em seguida mostre quanto vai pagar com o desconto. Essa estratégia de sucesso vem sendo cada vez mais aplicada no canal farma. Mas trabalhe com descontos reais porque o cliente está de olho!
O Destro conta com uma equipe especializada para atender o setor de farma. Temos os melhores produtos e preços para que você possa atender o seu cliente da melhor forma. Contate nossa equipe de televendas agora mesmo nos telefone (41) 2101-5445 para Paraná e Santa Catarina e (11) 2152-1145 para São Paulo.
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