Elas estão sendo cada vez mais consumidas e têm possibilidade de agregar valor ao seu negócio. Confira por que e conheça algumas novidades para o seu sortimento
Indulgência, sabor, praticidade e conveniência são atributos cada vez mais valorizados e procurados pelos consumidores. Quando encontrados em produtos vendidos nos supermercados, diferenciam o sortimento e contribuem para rentabilizar o negócio. Entre as categorias que carregam essas características e que, por consequência, têm despertado a atenção dos clientes, estão vinhos e destilados, além de alimentos e refeições produzidas pelo próprio varejo.
Levantamento feito pela consultoria Horus, publicado no portal da SA Varejo, apontou que a presença do produto na cesta de compras do brasileiro avançou 50% no ano passado, com pico de consumo nos meses de inverno. Alinhada à tendência de crescimento da categoria, a ANUFOOD Brazil , feira Internacional para o setor de alimentos e bebidas, registrou crescimento na quantidade de expositores de vinhos no evento deste ano, que acontece entre os dias 12 e 14 de abril, no São Paulo Expo, na capital paulista. “Essa ampliação se deve ao tremendo aumento do consumo de vinhos no Brasil nos últimos anos e ainda ao maior potencial de crescimento contínuo”, reforça Michael Fine, gerente da feira, em sua 3ª edição no País.
O avanço na preferência dos consumidores também tem levado mais supermercados a trabalhar a bebida de forma diferenciada. Uma das estratégias tem sido a criação de adegas, espaços ambientados onde os vinhos são agrupados, em vez de dividir as gôndolas com outras bebidas alcoólicas. Entre os varejistas que apostam numa área exclusiva para a categoria está a Casa Safra Supermercados, cuja sede fica em Anápolis (GO).
Segundo Ranyere Dias, diretor-executivo da empresa, o espaço é destacado com iluminação e comunicação especiais. Isso facilita o processo de escolha do cliente, que vem se aprimorando no conhecimento dos tipos de uvas e na identificação das mais diversas qualidades da bebida.
“Outra modificação bem-sucedida vem sendo a implementação de clubes de vinhos, em que o consumidor é direcionado a uma lista de transmissão específica para receber ofertas e promoções, com prioridade àqueles que estão cadastrados nessas listas”, afirma Dias.
A produção nacional dessas bebidas ultrapassa os 16,5 bilhões de litros ao ano, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), enquanto o consumo ganha um novo perfil. Afinal, o brasileiro está sofisticando suas opções e experimentando novos tipos de destilados. “O consumidor já vinha em um movimento de conhecer melhor as bebidas e esta tendência se intensificou, refletindo na busca pelas que oferecem maior qualidade”, afirma Cristiane Foja, presidente-executiva da Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas).
Fine, da ANUFOOD, completa lembrando que, também nessa categoria, a feira é um reflexo das novas tendências de consumo. “Nesta edição, contamos com a presença de várias marcas brasileiras que trarão originalidade e inovação nos seus produtos para atender este consumidor”, comenta o executivo.
A procura do consumidor por conveniência e praticidade está por trás do crescimento de seções como rotisseria, padaria e confeitaria. Além disso, o fato de não haver uma comparação direta de preços com a concorrência faz com que as refeições e os produtos feitos pelos supermercados tenham um importante papel de diferenciação.
“É cada vez mais presente a diversificação de serviços de alimentação nos supermercados, com destaque para o de refeições prontas”, afirma Clóvis Polese, especialista, consultor na área supermercadista e diretor da Expo Supermercados, que realizará o 1º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro, que ocorre dentro da ANUFOOD Brazil. “Ao se tornar um importante filão das vendas, e ainda atrair clientes potenciais para outros setores da loja e fidelizá-los, os investimentos em equipamentos para cozinhas profissionais indicam forte tendência de crescimento desse segmento”, completa.
Além disso, o mercado de food service tem números atrativos que acabam chamando a atenção dos varejistas, como afirma João Carlos Rodrigues Peres, presidente do Sindal (Sindicato da Indústria de Equipamentos e do Comércio de Produtos e Serviços de Projetos, Montagem e Manutenção de Cozinhas Profissionais). “Por conta disso, os varejistas investem em panificação, confeitaria, salgados, rotisserias e em serviços de pratos prontos, para incrementar suas receitas”, avalia.
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