Diferentes etapas da jornada de compras do cliente requerem diferentes ações de marketing. Por isso, é essencial mais do que uma ou duas estratégias. Afinal, quanto maior for o seu conhecimento sobre esse assunto, maiores chances você terá de conseguir aumentar as suas vendas.
Pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas dicas de como planejar diferentes ações de marketing e implementá-las no seu negócio. Aproveite a oportunidade de fazer do seu negócio um grande sucesso e conquistar os seus clientes de uma vez por todas. Confira!
Conheça as ações gratuitas e de baixo custo, que vão atrair mais clientes.
1 – Layout da loja
Esse pode ser um fator determinante para aumentar as suas vendas. Afinal, corredores bem organizados e separados por seções, criam uma lógica no ambiente facilitando as compras dos clientes. Essas alterações no layout devem ser feitas com certa frequência, para fazer com que o cliente percorra outros corredores e fique exposto a outros produtos.
2 – Datas especiais e sazonalidade
Esse é o momento de preparar o layout, decorar a loja e fazer promoções de produtos que representam tais datas. Lembre-se que nesses períodos os clientes geralmente estão dispostos a gastar um pouco mais. Portanto, se planejar para aproveitá-las pode fazer uma grande diferença no seu fluxo de caixa.
Nesse ponto, ter uma boa negociação com seus fornecedores, vai ajudar muito a ter uma margem de lucro maior e poder fazer promoções sem perder dinheiro.
3 – Redes sociais
Ter um perfil nas redes sociais é uma excelente ação de marketing para estabelecer uma comunicação direta com o cliente, criando uma relação de confiança. Mostrar como são os bastidores, como são preparadas as decorações, dar dicas de receitas e também divulgar as promoções fazem parte dessa estratégia.
4 – Degustação de produtos
Essa ação de marketing também faz parte do marketing sensorial. Quando o cliente experimenta um produto novo ele fica mais disposto a comprar outras marcas, sendo ela oferecida na degustação ou não. Portanto, aproveite para divulgar produtos em parceria com seus fornecedores.
5 – Divulgação
Quando falamos em marketing, é na divulgação da empresa que muitas pessoas focam. Entretanto, ela faz parte apenas de algumas das ações de marketing que podem ser realizadas. Além da divulgação do comércio como um todo, ações com produtos pontuais, produtos com vencimento próximo, lançamentos de produtos, entre outras ações, devem estar no planejamento. A preparação de campanhas publicitárias com objetivos claros e bom planejamento é uma das melhores formas de atrair mais clientes para a sua loja.
6 – Programas de fidelidade
Os programas de fidelidade oferecem descontos e prêmios para os clientes cada vez que ele compra alguma coisa. Assim, quanto mais ele comprar, mais benefícios ele terá. Sem falar que, eles também ajudam na fidelização do cliente, que continuará voltando para outras compras.
7 – Rádio interna personalizada
A rádio faz parte das estratégias de marketing sensorial, cujo objetivo é tornar o ambiente de compras mais agradável. Os estabelecimentos que apostam nela conseguem ter uma playlist personalizada, que reflete a identidade da marca, ao mesmo tempo que se comunica com o cliente através das músicas, também é possível criar anúncios personalizados, para facilitar a gestão da loja e para divulgar ofertas e novidades.
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