Equívocos, podem ser evitados pelas empresas do setor. O caminho é colocar o consumidor no centro das decisões
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Mais de 1.735 novos produtos surgiram no mercado brasileiro apenas entre abril e julho de 2020, de acordo com monitoramento da Mintel. O período compreende os primeiros meses da pandemia que tantas transformações trouxe à cadeia de distribuição. Quantos deles, de fato, traziam inovações? E quais dessas novidades atenderam, verdadeiramente, aos desejos e às necessidades dos consumidores?
Dúvidas como essas são frequentes na rotina diária dos compradores e gestores de categoria do varejo, que precisam decidir quais novidades serão integradas ao mix e quais podem ser descartadas sem comprometer a experiência de compra dos shoppers e os resultados das lojas físicas e virtuais. Pelo lado da indústria, o cenário não é menos complexo na tarefa de identificar tendências e agir rápido para agregar ao portfólio inovações que encantem o público e gerem bons resultados à empresa e seus parceiros comerciais.
Confiar no feeling, definitivamente, deixou de ser uma alternativa. A boa notícia é que a tecnologia pode ajudar empresas de ambos os setores a otimizar sortimento/portfólio, melhorar margens, equilibrar orçamentos e maximizar suas receitas. É o que tem acontecido nas companhias que recorrem ao sistema de Gestão do Ciclo de Vida do Produto ou PLM, em inglês – Product Lifecycle Management.
Quem fornece é a Centric Software, empresa nascida no Vale do Silício que ajuda a resolver esse tipo de impasse no varejo Multicategoria de mais de 30 países. Trata-se de um software simples de utilizar e cujo alcance se estende desde o planejamento de produtos, P&D e design, até a produção e gestão da cadeia de fornecimento.
O Centric PLM trabalha como fonte única no processo de gestão do ciclo de produtos, com foco em processos interativos, colaborativos e muito espaço para a criatividade. No setor varejista, além de apoiar toda a gestão de itens de marca própria, contribui, ainda, no gerenciamento dos demais produtos, na definição dos planos de sortimento e até nas estratégias de abastecimento das lojas.
Inovações em produtos terão papel decisivo ao longo de 2022, inclusive para recompor margens perdidas em categorias nas quais parte dos shoppers fez trade down para economizar. Errar nas escolhas significará um forte impacto na lucratividade do varejo e das indústrias. As decisões são complexas, mas podem ser facilitadas, desde que apoiadas pela visibilidade holística que só a tecnologia do PLM promove.
Conteúdo retirado do: https://www.savarejo.com.br/detalhe/reportagens/com-tantos-novos-produtos-chance-de-erro-nas-escolhas-e-grande.