Saber como expor e montar um mix completo de produtos, são fatores que impactam e muito, no seu faturamento. Sabe por quê? Algo que se tornou fundamental nas farmácias, é o autoatendimento, sendo vital para a sobrevivência do setor.
As farmácias deixaram de ser apenas um local para comprar medicamentos, hoje em dia os consumidores têm buscado uma gama de produtos muito mais completa como produtos de higiene e beleza, cuidados pessoais, nutrição, Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), entre outros itens.
E quando o cliente tem a opção do autosserviço, geralmente o ticket médio de compra tende a aumentar, por ele ter acesso direto a vários tipos de produtos.
Gestão de produtos como força de vendas
A forma mais correta de gerenciar os MIPs e produtos de cuidados pessoais e higiene é através do autosserviço. Aumentando a visibilidade e o acesso fácil das categorias, você acaba estimulando mais as compras, até mesmo por impulso.
É por isso que a gestão de produtos de farmácia precisa ser tão efetiva desde o estoque até o layout no PDV. Por isso separamos alguns pontos que devem ser analisados:
- Localização dos produtos;
- Boa sinalização das categorias;
- Tráfego fácil para os clientes na loja;
- Loja iluminada e organizada;
- Layout convincente;
- Preços destacados nas gôndolas;
- Promoções em evidência;
- Estoque e gôndolas atualizados a todo tempo.
Dando a atenção necessária para esses pontos, pode ter a certeza que você vai ter um gerenciamento mais efetivo e em consequência um aumento na satisfação e vendas para os seus clientes.
Imagine quando você entra em um estabelecimento e perde tempo tentando achar o produto que deseja. Isso porque a loja está desorganizada e sem qualquer sinalização sobre as categorias. Daí você pede a ajuda de um vendedor, que também não localiza o item e diz que acabou, sem qualquer verificação prévia no estoque. Você vai sair transtornado dessa loja com uma péssima experiência de atendimento e compra.
Entendeu agora por que é tão importante a gestão de produtos também nas farmácias? Às vezes o consumidor nem pede ajuda. Se ele não encontrar o produto na gôndola, ele vai embora.
O QUE COMPRAR x O QUE EXPOR
Bom, todos temos o hábito de analisar quais são as categorias e produtos que têm a maior saída, então são esses que precisam, e devem ter, uma atenção especial na hora de expor os produtos.
São esses produtos que precisam ser expostos de forma mais visível e organizada dentro do seu comércio. A forma mais fácil de organizar essa lista é pensar por categorias. Algumas delas são essenciais em farmácias e já falamos sobre algumas aqui:
- Medicamentos sem prescrição;
- Perfumaria;
- Linha skincare;
- Cuidados com o bebê;
- Vitamina;
- Linha para higiene bucal;
- Cosméticos;
- Álcool gel;
- Lenço umedecido;
- Máscaras de proteção;
- Suplemento alimentar.
Um destaque interessante é para o segmento de produtos para bebês. De acordo com o levantamento da Euromonitor, a categoria faturou cerca de R$ 5,7 bilhões nos últimos anos, onde o Brasil ocupa a quarta posição em consumo desses itens. Então, aproveite para explorar as vendas dessa categoria potencialmente lucrativa na sua loja. A Levoé tem uma linha de produtos para bebês, aproveite e conheça mais.