Saber como controlar o vencimento dos produtos de forma eficiente é essencial. E isso não apenas pela segurança alimentar dos seus clientes, mas também para evitar perdas financeiras.
A diversidade de produtos comercializados é enorme, por isso o controle do vencimento de todos esses itens é um grande desafio. Porém, é essencial para que o seu negócio tenha sucesso, por isso deve ser levado a sério.
Primeiramente, produtos vencidos não podem ser comercializados e você terá que arcar com esse prejuízo. Pior ainda se esses produtos vencidos ainda estiverem no estoque e você nem sequer teve a oportunidade de oferecê-los aos seus clientes.
Um bom controle de vencimento no seu comércio começa com um bom controle de estoque. Portanto, se os produtos estão vencendo no seu negócio, então é importantíssimo reavaliar como o controle de estoque vem sendo realizado.
Dicas de como controlar o vencimento de produtos de forma eficiente, prática e rápida.
Para que você não precise mais se deparar com perdas financeiras pela má gestão de estoque e também seja capaz de controlar o vencimento de produtos no seu negócio, daremos algumas dicas práticas, que podem ser facilmente implementadas.
1 – Saiba o que tem no estoque
O primeiro passo para estabelecer ou melhorar o controle de vencimento de produtos é fazer um levantamento detalhado do seu estoque e do que está nas prateleiras, o famoso “inventário” ou “contagem de estoque”. Esse levantamento será importantíssimo para você entender qual é a sua situação atual.
Ao fazer isso pode ser que você se depare com grandes quantidades de produtos próximo do vencimento, ou uma pequena quantidade de produtos com muita saída, ou mesmo uma grande quantidade de produtos com pouca saída. Entender o que acontece no seu estoque é essencial para a saúde do seu comércio.
Aproveite a oportunidade e faça uma boa organização do seu estoque. Isso porque, a forma como você organiza as mercadorias facilita o controle de vencimento dos produtos. Deixe na frente, ou com acesso mais fácil, aqueles produtos que vencem primeiro. Assim, sempre que for necessário repor alguma mercadoria nas prateleiras, esses produtos serão expostos primeiro. Somente essa medida já reduzirá as suas perdas.
2 – Conheça a demanda
Agora que você já conhece o seu estoque, o próximo passo para um bom controle de vencimento de produtos é conhecer a sua demanda. Ou seja, saber quais são os produtos mais procurados pelos seus clientes. Além disso, alguns produtos possuem demanda sazonal, não apenas pelas datas comemorativas, mas também pelas estações do ano. Por exemplo, no verão a procura por protetores solares é maior que no inverno.
Essas informações de demanda e produtos com maior saída podem ser facilmente obtidas levantando-se o histórico de vendas. Verifique os anos anteriores se for preciso para encontrar quais são os itens mais e menos importantes.
3 – Programe as entregas
Conhecendo a demanda do seu comércio, fica muito mais fácil programar as entregas com o seu fornecedor. Afinal de contas, de nada adianta querer comprar grandes quantidades de um produto com prazo de validade curto, é melhor ter quantidades menores e aumentar a frequência de compras.
Isso é particularmente importante no caso de produtos perecíveis. Essa medida, além de evitar desperdícios, ainda será uma ótima oportunidade para oferecer sempre produtos frescos aos seus clientes.
4 – Faça promoções
Uma excelente forma de evitar perdas financeiras pelo vencimento de produtos é através de promoções. Dar descontos nos produtos que estão com datas próximas de vencimento é uma ótima forma de conseguir vendê-los e evitar prejuízos.
A recomendação é separar uma prateleira e uma parte da geladeira, para os produtos que precisam de refrigeração, para ofertar esse produtos. Vale a pena mencionar que, para fazer isso, uma comunicação eficiente com o cliente será extremamente importante, afinal de contas, é preciso deixar claro que aqueles produtos estão em promoção e também próximos do vencimento.
Lembre-se também que o caixa precisa saber que determinados descontos precisam ser concedidos para aqueles produtos. Uma dica para fazer isso é através de etiquetas, indicando qual é a porcentagem de desconto naquele item. Assim, fica fácil para os funcionários e os clientes do seu comércio identificarem quais mercadorias estão em promoção.
5 – Organize as prateleiras
Manter as prateleiras organizadas também é uma forma de conseguir fazer o controle de vencimento dos produtos. Se o seu comércio for grande, você pode dividi-lo em setores e deixar funcionários responsáveis pela organização e controle de vencimento em cada um deles.
Oriente-os a fazer a organização das prateleiras com os produtos que vencem primeiro na frente daqueles que vencem depois. Além disso, eles também devem ser responsáveis pela verificação da data de validade dos produtos, separá-los e enviá-los para a seção de ofertas. Vale lembrar que produtos perecíveis devem ter a validade checada diariamente. Enquanto que os não perecíveis podem ter o vencimento checado uma vez por semana.
6 – Utilize softwares de gerenciamento
Uma forma de ter um controle de estoque e, consequentemente, um bom controle de vencimento de produtos é através de softwares de gerenciamento. Existem diversas opções disponíveis no mercado, o importante é encontrar aquele que atenda às necessidades do seu negócio e ao orçamento disponível. E, se você ficar na dúvida sobre qual deles é o melhor, faça um teste antes.
Colocando em prática essas dicas, o seu estoque sempre estará atualizado, com a quantidade correta de produtos, atendendo o seu cliente de forma efetiva, e o mais importante, gerando lucros e não prejuízos.
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