Vender pelo WhatsApp vale muito a pena, desde que você saiba como utilizar essa ferramenta. E utilizar a função áudio pode te ajudar a se comunicar melhor com o seu cliente.
Hoje em dia uma tecnologia que se tem usado muito, independente se é uma grande empresa ou um pequeno comércio, são os aplicativos de mensagens, principalmente o WhatsApp.
Como utilizar o áudio do WhatApp para vender?
Uma funcionalidade que se usa muito é o envio de mensagem por áudio, e existe uma relação de amor e ódio: tem o time dos que dizem que esse recurso agiliza e muito o contato entre as pessoas, mas tem aqueles que acham que esse tipo de abordagem pode parecer informal demais para negócios, se tornando incômoda para o cliente.
Independentemente de opiniões pessoais, a ferramenta de mensagem de voz é muito utilizada para vendas e como canal de comunicação entre marca e consumidores. Assim como qualquer meio de contato, alguns cuidados precisam ser tomados na hora de falar com o cliente através dessas mensagens.
Para que a sua empresa não perca a mão na hora de enviar áudios pelo WhatsApp aos clientes, confira as dicas que o Destro separou pra você.
O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NO MOMENTO DO CONTATO
Precisamos entender que os áudios enviados por aplicativos de mensagens têm seus prós e contras. O lado bom é a agilidade que o recurso proporciona, caso o cliente esteja com um pouco de pressa para resolver o que está sendo conversado. O áudio também aparece como um recurso mais acessível para deficientes visuais ou com dificuldade para leitura.
Já as desvantagens aparecem caso o cliente não possa parar a ação dele para ouvir o áudio, sendo a mensagem de texto o melhor recurso para que o cliente se comunique com calma e leia quando tiver a possibilidade.
Por isso é importante ter um relacionamento com o seu cliente, com isso você pode pensar na melhor forma de se relacionar e se comunicar com ele. Mas na dúvida, opte por mensagens de textos. Porém, se o motivo da conversa for alguma reclamação ou questionamento, opte por uma ligação para que o atendimento seja um pouco mais humanizado.
POR QUE VENDER PELO WHATSAPP?
Uma pesquisa realizada pela Accenture revelou que 83% dos consumidores brasileiros compram pelo WhatsApp. O dado, por si só, já fala o porquê a sua empresa precisa investir em nesse canal de vendas.
Outro estudo feito pela Mobile Time em conjunto com Opinion Box revelou que nos últimos 12 meses, 55% dos entrevistados usaram o WhatsApp pela primeira vez para fins comerciais. A pesquisa também indicou que o aplicativo está instalado em 98% dos celulares no país.
DICAS PARA SE COMUNICAR COM O CLIENTE PELO APLICATIVO
- Não envie mensagens muito longas. Se a informação que você quer passar é complexa, opte por uma ligação.
- Atendimento humanizado não é permissão para o uso de gírias e tratar o cliente com uma intimidade que não existe.
- Antes de iniciar a conversa, se identifique. É preciso que o cliente saiba com quem está falando e como sua empresa possui o contato dele.
- Tenha o link do e-commerce ou portfólio de fácil acesso caso o cliente se interesse em conhecer mais sobre os produtos.
- Personalize as mensagens e fuja de mensagens automáticas. O cliente precisa sentir que o atendimento naquele momento está sendo feito com toda a atenção que ele requer.