O descontrole na hora de comprar e vender produtos cria um grande inimigo do varejista: o estoque parado. Quando isso acontece, é hora de repensar as estratégias do negócio para minimizar os prejuízos.
O problema se acentuou ainda mais nestes três anos de pandemia da Covid-19 e a consequente crise financeira. As vendas de alguns setores caíram e muitos produtos ficaram encalhados no estoque e no armazém da loja.
Diante do estoque parado, o lojista tem à disposição algumas alternativas para facilitar a saída dos produtos. A mais conhecida delas é a queima de estoque.
Hoje, vamos falar tintim por tintim sobre esse assunto e dar outras dicas sobre o que fazer com o estoque parado na loja. Vem com a gente na leitura!
Explicando um pouco sobre estoque parado
Se o estoque está parado, comece a se preocupar, meu amigo e minha amiga lojista! Nenhum comércio sobrevive à escassez de vendas. Se não vende, não há lucro.
Muitas vezes o erro está na falta de planejamento e na falta de cautela na hora de ir às compras para reposição de produtos. Todo excesso ou acúmulo de mercadorias que não vendem ou vendem com menor frequência chamamos de estoque parado.
Os produtos ficam ali ocupando espaço nas prateleiras e gôndolas, acumulando poeira e passando despercebidos pelos clientes no armazém da loja. Essa realidade também acontece com o e-commerce, quando se compra em excesso e o faturamento é baixo.
Os prejuízos do estoque parado
Mais do que comprometer o lucro da empresa, o estoque parado pode acarretar uma série de prejuízos.
Em algumas situações, fazer uma queima de estoque nem sempre é a melhor opção e pode ser ainda mais danoso para a saúde do negócio. Entre os principais riscos para a loja por causa de estoque parado estão:
- Aumento dos custos e tempo para manter o estoque parado, com mais espaço e maior organização;
- Perda de produtos em razão de prazo de validade expirado;
- Baixa liquidez ao não lucrar sobre o valor investido no mix;
- Endividamento no caso de empréstimos contratados para sanar necessidades financeiras da loja.
Por esses e muitos outros motivos – a depender da realidade da loja – é que são necessários cuidados especiais para que o estoque parado não se torne um problemão para a sua loja. E é por isso que estamos aqui!
Dicas do que fazer com o estoque parado
O controle de estoque é a ferramenta mais útil para o varejista lidar com os perigos do estoque parado. A análise diária do que entra e sai da loja é um filtro necessário e que ajuda o lojista a se prevenir de perdas.
Mas quando o estoque parado não dá mais para ser evitado, o lojista precisa colocar em prática algumas ações e correr contra o tempo para minimizar os riscos. Hoje vamos te dar algumas dicas importantes para você girar o seu estoque e, com isso, ter retorno com as vendas.
1. Queima de estoque
A queima de estoque com os produtos encalhados em promoção é a saída para grande parte dos lojistas com o estoque parado. Comercializar esses itens de forma segura é essencial para que a loja não acumule mais danos ao orçamento.
Faça um levantamento das mercadorias que estão paradas e veja se os preços podem ser revistos. Crie uma queima de estoque com promoções, combos ou cupons de desconto.
A criatividade para criar a sua queima de estoque vai contar muito para as vendas do mix parado. Então, use e abuse da criatividade sem moderação.
2. Rescaldo pós-sazão
Sabe aquele mix que acabou sobrando de alguma sazão como Dia dos Pais, por exemplo? Ele pode ser reaproveitado em uma nova campanha promocional para que você não corra o risco de um novo estoque parado na loja.
Seja com a queima de estoque ou uma ação de ofertas temporária e direcionada para uma determinada categoria, aproveite o momento para tentar vender esses itens para que não se tornem um problema futuro no seu estoque.
3. Negociação com fornecedores
Procurar os seus fornecedores para renegociar o estoque parado é uma alternativa para solucionar o problema. Veja com eles a possibilidade de fazer a devolução ou ao menos a troca por outras mercadorias.
Essa reposição de mix vai te ajudar a pensar em outras estratégias para evitar que o estoque fique parado de novo. Com um bom relacionamento com os fornecedores, você vai conseguir boas parcerias para te ajudar a sair dessa situação.
4. Merchandising
As técnicas de merchandising podem ser muito eficientes para driblar o estoque parado. Quando você posiciona as mercadorias para facilitar a experiência de compra do cliente, essa conduta vai impactar diretamente nos seus lucros.
Uma das formas de se fazer isso é aplicando um planograma de gôndola para expor as mercadorias e favorecer o giro desses itens. Afinal de contas, como é que o consumidor vai comprar um produto que ele não está vendo? Que não tem destaque nenhum?
Sobretudo, conheça o seu mercado
A melhor maneira de se obter conhecimento é buscando informação. Acompanhe os noticiários e as tendências de mercado do seu segmento, converse com fornecedores e representantes comerciais do meio para se inteirar do seu cenário de atuação.
Dados e indicadores servirão de apoio para as suas estratégias de venda e compra. Antes de fazer os seus pedidos, consulte os preços e veja os impactos da economia sobre aquela categoria de interesse, por que não?
Assim você evita comprar produtos muito defasados ou com um aumento de preço drástico e que vai assustar seu consumidor e fazer com que a mercadoria fique parada na loja.
Identifique também qual a melhor opção de estoque para o seu negócio para evitar os excessos ou as rupturas. Estoque compartilhado? Descentralizado? Consignado? Terceirizado?
Qualquer um desses modelos vai depender do formato e do fluxo logístico da loja.
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Fonte: https://www.falamart.com.br/estoque-parado/