Estamos às vésperas da primeira grande oportunidade de vendas do segundo semestre: a venda de presentes para o Dia dos Pais.
Celebrado no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é uma excelente oportunidade para todos os segmentos do varejo. Em 2021, por exemplo, a data movimentou mais de R$ 20 bilhões na economia.
Para este ano, as expectativas seguem altas, já que a celebração tem crescido em importância. Especialmente entre 2020 e 2021, o interesse do consumidor em comprar presentes para o Dia dos Pais aumentou.
Expectativas para 2022 são altas
Mesmo com a crise econômica, acredita-se que a venda de presentes para o Dia dos Pais não decepcionará o varejo. A aposta é que o consumidor mantenha o comportamento apresentado em maio, quando se celebrou o Dia das Mães.
Na ocasião, o varejo físico se destacou, concentrando crescimento de 20% nas vendas. Enquanto isso, os canais online aumentaram em 5% o faturamento.
De qualquer forma, o desempenho das lojas físicas surpreendeu devido à tendência de avanço do e-commerce. A situação apontada à época pelo economista associado à Fundação Dom Cabral (FDC) Reinaldo Cafeo tem tudo para se repetir.“
A volta do presencial, já com vacina e sem máscara, fez com que, mesmo diante das dificuldades, o brasileiro acabasse sacrificando uma parcela do seu orçamento para presentear”, avaliou em entrevista ao portal Consumidor Moderno.
Atraindo o consumidor
Obviamente, o consumidor precisa ser estimulado, caro lojista. Para isso, hoje vamos falar de estratégias que você pode adotar no seu PDV.
É importante lembrar que muitos clientes têm optado por também planejar as compras. Desse modo, o comércio de presentes para o Dia dos Pais deve ter o movimento antecipado.
Se a comemoração seguir a tendência de 2021, é preciso estar atento às oportunidades desde agora. Ano passado, 51% dos consumidores pretendiam adquirir presentes para o Dia dos Pais entre 15 dias a um mês antes, então não deixe para a última hora.
Presentes para o Dia dos Pais também é estar presente
Mas, antes de seguirmos para as estratégias, vamos conversar com sinceridade. Como sabemos, uma empresa não vive só de produtos ou serviços com alto potencial para presente. Mesmo assim, é necessário dar saída ao estoque.
Portanto, ao pensar em datas como essa, não se esqueça de promover outro elemento de valor aos clientes: a presença. Desse modo, tenha em mente que a campanha de presentes para o Dia dos Pais é uma porta de entrada. Do outro lado, está a experiência de comprar com você, além das promoções.
Primeiro passo: um bom mix de produtos
Conhecendo bem seus clientes, você certamente tem noção de quais produtos não podem faltar. Contudo, destacamos alguns itens em alta nos últimos anos. Em geral, são materiais que estão nos segmentos de acessórios, hobbies e autocuidado.
Pois é, não só de sabonete e loção pós barba vive o homem do século 21. Atualmente, o Brasil é o segundo maior mercado mundial de higiene e beleza masculina. Logo, as opções de presentes para o Dia dos Pais são muito maiores hoje em dia nessa área.
Além disso, é bom que seu estoque não fique só nos presenteáveis. Mostre que na sua loja um pai encontra suporte para o dia a dia.
Quem atua no varejo alimentar, por exemplo, pode montar kits. Entre as inúmeras possibilidades estão kits de autocuidado e de bebidas, combo de churrasco e cesta de café da manhã.
No varejo de eletro estão máquinas de barbear, notebooks, celulares e smartphones. Já o varejo agroveterinário pode apostar no conceito de “papais de pet”.
Caso sua loja esteja no ramo da construção, os kits também são uma boa solução. São exemplos de ferramentas para jardinagem e de materiais elétricos.
Em farma, mix de cuidados com a pele e cabelos, umidificadores, nebulizadores, perfumes e hidratantes são excelentes opções.
Lógico que, nessa tarefa, você vai precisar contar com bons fornecedores. Procure negociar a aquisição do mix e conquistar parcerias para as promoções. Sendo assim, você repõe o estoque e consegue baixar custos e reunir brindes.
Conte com o Destro para te ajudar a montar um mix muito completo para essa data, contacte o seu representante ou o nosso time de televendas nos telefones 41 2101 5445 para Paraná e Santa Catarina e 11 2152 1145 para São Paulo. Nossos atendentes vão te ajudar a compor um mix completo para essa data.
Segundo passo: personalização e decoração
Com o estoque acertado, é hora de pensar em como preparar o PDV para a data. A princípio, considere meios de personalizar tanto os produtos presenteáveis quanto o ambiente.
A montagem de nichos e ilhas com sugestões para o cliente é sempre bem-vinda. Porém, busque contemplar mais que os pais. Afinal, é natural que a maior demanda seja de outros membros da família, como as próprias companheiras.
Falando nisso, viu como a campanha de presentes para o Dia dos Pais é uma bela porta de entrada para o seu PDV? Então, coloque no seu planejamento oportunidades para que outros públicos aproveitem a ida às compras para além da celebração.
Pense que a esposa, ao procurar por um kit de autocuidado masculino, pode muito bem encontrar itens que a agradam. Ou que o cliente, que é pai, pode conhecer as opções existentes para ele e comprar produtos que necessite.
Desse modo, decore o PDV para promover o conforto e guiar o público para as ofertas do momento. Destaque em totens, adesivos, placas e no que mais você usar na identidade visual, as principais ações para o período.
A cada final de semana, por exemplo, evidencie de forma criativa uma sugestão de presentes para o Dia dos Pais. Em um supermercado, ofereça degustação de carne e aperitivos, como o pão de alho.
Na casa agropecuária, pode-se eleger um dia da semana de promoção ou distribuição de cupons e brindes. Quem opta por essa data obtém descontos maiores ou outras condições de pagamentos.
Já para personalizar os produtos presenteáveis, que tal disponibilizar cartões para venda ou mesmo oferecer como brinde? Ter uma boa variedade de cores e tipos de embrulhos e fitas também trazem um diferencial. Se houver produtos com a alternativa de terem mensagens ou nomes gravados, é mais interessante ainda.
Falando em personalizar e montar kits, temos um texto falando sobre esse assunto no nosso portal de conteúdos, clique aqui para conferir.
Passo 3: invista na comunicação
Agora que você garantiu o estoque e planejou a decoração do PDV, o momento é de organizar a divulgação. Na campanha de presentes para o Dia dos Pais, desenvolva convites para envio por e-mail ou WhatsApp dos clientes fiéis.
É importante iniciar o quanto antes para que o público da loja assimile as novidades e se prepare para aproveitá-las. Nas redes sociais, exiba pequenos vídeos em torno da data.
Esse material pode conter depoimentos, textos carinhosos, exemplos entre os clientes e avisos para o período de promoção.
No PDV físico, a campanha de presentes para o Dia dos Pais pode ser evidenciada de diversas formas. Todavia, comece pelo treinamento da equipe. Os colaboradores devem estar aptos a fazer o convite durante os atendimentos.
No caixa, o cliente pode ganhar, ao final da compra, cupons para participar da celebração de ofertas na loja. Coloque cartazes em pontos de atenção com uma contagem regressiva para a campanha de presentes para o Dia dos Pais. Esses pontos podem ser no caixa, entrada e saída da loja ou próximo a algumas gôndolas.
Uma alternativa interessante é aproveitar o primeiro nome dos mais comuns entre a clientela e desenvolver pequenas chamadas pelo PDV. Por exemplo:
- “Aqui, o João encontra o presente ideal para comemorar o Dia dos Pais”;
- “Parabéns, Roberto, por ser esse pai tão amoroso!”;
- “Nós sabemos, Rafa, que você dá sempre o seu melhor para os filhos!”.
Impossível não se sentir acolhido assim. Portanto, capriche na arte. É provável que os pais que se identificarem com os nomes gerem imagens para as suas redes sociais.
Ficamos por aqui, torcendo pelo sucesso da sua campanha de presentes para o Dia dos Pais! Bom trabalho, boas vendas e até mais!
fonte: https://www.falamart.com.br/presentes-para-o-dia-dos-pais/